Como visualizar a Constelação de Andromeda e a M32

escola danca emy32 ballet, jazz, contemporaneo em sao paulo

A constelação de Andrômeda recebeu seu nome, há muito tempo atrás, pelo astrônomo greco Ptolomeu, em homenagem princesa Andrômeda. De forma bem resumida, a princesa foi acorrentada a uma rocha como sacrifício à Ceto, um monstro marinho, e Perseu apaixonado por ela, matou o monstro e a salvou. Um outro aspecto interessante da constelação de Andrômeda que é uma das poucas constelações em que a mitologia oriental coincide com a mitologia grega, até na similaridade dos nomes utilizados. Na astronomia hindu Antármata também estava acorrentada numa rocha e foi salva por seu herói.

A galáxia de Andrômeda e a galáxia M32 ficam nesta constelação, que pode ser observada no Brasil, nas noites de inverno e primavera, ao se olhar para a direção norte-nordeste. Quanto mais ao norte do país o observador estiver, melhor será a posição de observação da constelação, pois a altura do horizonte será maior.

Como tantas outras observações do firmamento, é necessário que o observador esteja longe da iluminação e poluição das cidades. No inverno os observadores dos estados do sul podem ver Andrômeda bem próximo do horizonte antes do amanhecer, já nos estados mais ao norte a observação poderá iniciar mais cedo, lá pelas 2 horas da madrugada. Em outubro há melhores condições de observação e Andromeda poderá ser avistada a partir da meia-noite nos estados do sul e mais cedo nos estados mais ao norte do país.



dança na emy32 e a M32

A olho nú a galáxia de Andrômeda difere das demais estrelas, pois aparece como um pequeno borrão. Infelizmente a M32 está tão próxima de Andrômeda que necessita de um telescópio para ser vista de forma separada.



by rotasul.net