Flamenco
O flamenco é uma dos produtos culturais mais característicos do mundo. É o que os espanhóis chamam de “hecho total” (feito total), guardador de um sentido ao mesmo tempo social, econômico, cultural e filosófico: um testemunho de enraizamento de um povo em sua tradição cultural, que teve a princípio o papel de afirmação da identidade andaluza, e é ao mesmo tempo fonte de inspiração, de criação e de intercâmbio baseado na música e nos movimentos.O flamenco representa um testemunho único de uma tradição cultural viva, e deste ponto de vista é apreciado em todo mundo.
Hoje o flamenco tem muitas faces e é executado de múltiplas maneiras, quase tantas quantas sua quantidade de intérpretes. Tal como é visto hoje, em uma linha contínua entre a tradição de formas puras e a criação, entre o purismo e a vanguarda, entre o arcaico e o inovador.
As aulas envolvem estudo de ritmo, técnica de corpo e pés, utilização de adereços, abordagem dos elementos estruturais, compreensão da dinâmica, exercícios de improvisação e montagem coreográfica.
Uma modalidade com linguagem própria, coreografias fortes e sequências encantadoras, a dança flamenca não pode ser explicada, deve ser experimentada por aqueles que amam a representação da dança como forma de arte.